A notável influência da MPB no último álbum do Radiohead

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

 

3-001

Toda a equipe aqui do blog (eu) é fã incondicional de Thom Yorke e do Radiohead, todos nós (eu) temos tatuagens da banda e, no mês passado, fomos em grupo (eu sozinho) até Barcelona para ver o show da banda no Primavera Sound Festival (excelente, todos nós adoramos).

Esse show faz parte da excursão mundial de lançamento do nono álbum do Radiohead, o ótimo A Moon Shaped Pool, o mais triste e mais bonito de todos, na opinião unâmime do pessoal aqui do blog (minha opinião somente).

Uma das várias coisas que me chamou a atenção na primeira vez que ouvi A Moon Shaped Pool foi a inédita presença de ritmos muito familiares aos ouvidos brasileiros, particularmente em duas faixas, True Love Waits e Present Tense.

A belíssima True Love Waits tem pelo menos uns vinte anos e só agora foi ‘oficialmente’ gravada por Thom Yorke. A versão mais conhecida é apenas com um violão acústico, mas a final ficou definitivamente com um jeito de bossa nova brasileira. Repare nesse vídeo com a partitura e somente com a parte do piano elétrico para ver como não parece algo escrito por Thom Jobim:

♬♬♬♬♬

Agora, a mais impressionante presença da ~vibe~ MPB é mesmo em Present Tense. A música definitivamente é um SAMBA (um samba feito por ingleses, mas um samba). Essa é recente, não faz parte das músicas que já estavam rodando pelos shows, foi gravada diretamente para o álbum, mas dá a nítida impressão que é Radiohead feat. Paulinho da Viola.

Confira:

♬♬♬♬♬

Muito bem, mas de onde teria vindo toda essa ~brasilidade~ repentina? Os rapazes só vieram ao Brasil uma vez na vida, em 2009, nunca fizeram nada como Jimmy Page, que morou um tempo em Lençóis, na Bahia. Só que, por acaso, acho que descobri a resposta.

Dia 17 de junho de 2016 foi a data de lançamento do álbum físico de A Moon Shaped Pool, e para comemorar o evento a banda enviou para algumas lojas de discos em vinte e seis países (Brasil fora) playlists selecionadas pelos cinco integrantes da banda, para serem tocadas ao longo do dia.

Num desses artigos das internets, alguém postou o conteúdo de cada playlist. Repare nas músicas selecionadas pelo guitarrista Ed O’Brien:

1MnW1F2-001

♬♬♬♬♬

A playlist de Ed inclui Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Baden Powell, Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, João Gilberto e Caetano Veloso! Tudo bem que todos nós sabemos que quem compõe tudo ali é mesmo Thom Yorke, com alguns pitacos de Johnny Greenwood, mas é claro que Ed e os outros meninos devem dar suas colaborações.

Especialmente quando ouvimos a antológica Canto de Ossanha, de Baden Powell e Vinícius de Moraes (que está na playlist de Ed) e notamos a mesmíssima batida e introdução de Present Tense.

Confira:

♬♬♬♬♬

Muito bom ver nossa música influenciando um mito do rock como o Radiohead. Só espero que pare por aí porque Present Tense é muito ruim. Afinal, gringo fazendo samba é que nem eu no Tinder: não dá certo.

♬♬♬♬♬

1

♬♬♬♬♬

E se você ainda não tem A Moon Shaped Pool, pode baixar clicando aqui ===> Download, é um presente da turma do blog (eu) para seus onze fiéis leitores.

2

♬♬♬♬♬

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Read previous post:
O show completo de Prince no Maracanã, 1991

Os últimos meses têm sido muito tristes para um senhor na faixa dos 50 anos que goste muito de rock...

Close